sexta-feira, abril 18, 2008

Pesquisa de Mestrado Atos no Escuro: Uma Perspectiva Sensorial

Atos no Escuro: Uma Perspectiva Sensorial

Esta é a pesquisa de Mestrado que a Coodernadora do PROJETO LIVRO FALADO, Ana Lúcia Palma Gonçalves, está fazendo na Unirio. Aqui seguem algumas informações:

"O processo de pesquisa e elaboração desta Dissertação engloba o meu fascínio pelo teatro e pela deficiência visual e a possível união entre uma arte que funda-se predominantemente no olhar e na condição de um ator que não pode enxergar. Paradoxo desafiador e estimulante, potencializado pelo caráter inaugural do tema e restrito pela escassez bibliográfica a fundamentá-lo.

Imerso em seu corpo invisível para si mesmo, mas visível para a platéia, ao ator cego precisa ser oferecido o conhecimento do potencial móvel e expressivo do seu corpo. A questão angustiante foi escolher entre a busca de um caminho que atendesse aos padrões estéticos de uma arte e de uma sociedade que se valem predominantemente do sentido visual ou a busca de um caminho que pesquisasse um método de comunicação cênica que abortasse o sentido visual e se estabelecesse de acordo com a forma de percepção e inteiração da pessoa cega.

Optei pela estruturação de um método corporal básico e condizente com as necessidades específicas e iniciais do ator cego e da cena a ser vista por considerar que este procedimento antecede à busca de uma linguagem cênica própria da condição da cegueira. Tal encantamento e complexidade ficarão adiados para a Tese de Doutorado.

Na parte que se refere à expressividade cênica são investigadas as expressões corporal, facial e vocal. Um estudo comparativo procura elucidar as questões que são pertinentes aos atores videntes e que precisam ser alteradas para atender às necessidades próprias da não-vidência. Trata-se do corpo e da sua faculdade de mover-se e comunicar-se, trata-se do ator e sua consciência de expressar-se intencional e artisticamente.

O corpo como veículo de expressão cênica precisa estar hábil para a comunicação com a platéia. O ator cego necessita conhecer e aprimorar seus músculos e articulações. Para tal, recebem aulas de bioenergética com a Terapeuta Maria do Carmo Vilhena e aulas de yoga com a Yogue Magda Moraes.

Além disso, duas atrizes videntes compõem as formas de quadros de artistas plásticos que são reproduzias pelas atrizes com deficiência visual Márcia Costa e Moira Braga."

Um comentário:

C.E.A.C. FILHOS DO PEREGRINO disse...

Eis o livro FABIANO DE CRISTO, O PEREGRINO DA CARIDADE, no formato MP3 (livro falado).
http://www.4shared.com/file/52729027/381a464b/Livro_Falado_FABIANO_DE_CRISTO.html?s=1